A psicoterapia é o tratamento realizado por psicólogos onde através do diálogo o paciente entra em contato com suas angústias, vivências, frustrações e emoções. O trabalho realizado pelo profissional é baseado em técnica e conhecimento científico necessário à condução da sessão, onde o paciente tem a oportunidade de se escutar falando, organizar os pensamentos e compreender seu funcionamento psíquico, sentimentos e emoções conduzido pelo profissional habilitado e livre de julgamento através de interpretações e psicodiagnósticos. A ajuda psicológica é a forma de aprender a enfrentar os problemas e de ter autoconhecimento e se fortalecer. É um investimento em si mesmo. Uma oportunidade de se priorizar e cuidar da saúde mental que é tão importante quanto à saúde física.
A ansiedade está presente em nossas vidas cada vez mais, devido ao estresse cotidiano. Se não for tratada da forma correta, pode comprometer a vida de uma pessoa, inclusive com sintomas físicos. Ela muitas vezes coexiste com a depressão, fobias e/ou pânico. Pode ser sentida fisicamente pela apreensão, tensão, desconfortos diversos, alteração do sono, taquicardia, etc.
A depressão, muitas vezes confundida com a tristeza, é um transtorno de humor que pode comprometer a vida de uma pessoa se não tratada. Afeta a concentração, autoestima, o sono, provoca pensamentos negativos e de inutilidade, apatia e desesperança, entre outros.
A Psicoterapia Breve Operacionalizada desenvolvida pelo professor Ryad Simon (USP) é uma modalidade de psicoterapia breve com aporte teórico na abordagem psicanalítica, focada em uma situação-problema do paciente. Tem duração de no máximo 12 sessões, mais as entrevistas.
Realizada através da técnica da PBO, a psicóloga faz a mediação para que o casal entenda o conflito e aprenda a lidar com as dificuldades do convívio conjugal, traçando o caminho da reflexão para que tomem decisões adequadas para a vida de ambos. Inclui entrevistas (individuais e com o casal, quantas forem necessárias) e parecer sobre a queixa do casal. Posteriormente são realizadas no máximo 12 sessões (uma vez por semana), devolutiva, e após 1 mês realização de uma nova sessão de acompanhamento.